Escola de música: projeto, alunos e resultados

Por onde começar nos estudos com a guitarra
Além de estimular a criatividade, o projeto provou ser mais uma utilidade para os celulares.
Como resultado, houve uma diminuição nos casos de sexting e bullying entre os alunos.
Os alunos se reuniram após as aulas para os ensaios e também para participar de eventos
culturais promovidos para aproximá-los. Eles também visitaram a fábrica de instrumentos
musicais, onde puderam entender na prática como aplicar os conceitos de Matemática, Língua
Portuguesa, Física e Química que aprenderam nessas aulas.
Os resultados da pesquisa finalmente confirmaram o que todos nós acreditávamos, mas não
tínhamos certeza de:
95% dos alunos melhoraram sua autoestima
62% melhorou o relacionamento com professores e amigos
73% mostraram melhora no desempenho acadêmico
Além dessas melhorias promissoras, outras informações importantes foram levantadas
referentes ao envolvimento de grupos da sociedade civil no desenvolvimento dos alunos.
Quando questionados sobre a participação de outros grupos em seu desenvolvimento, o
resultado foi o seguinte:
• 49% dos alunos moram com pais solteiros ou avós e tios;
• 55% acreditam que seu progresso depende mais de si mesmos do que de fatores externos;
• 79% acham que os professores não estão preocupados com seu progresso;
O resultado da pesquisa realizada na EMEF Pe. Leão Vallerié confirma que o envolvimento dos
alunos com a música é extremamente benéfico, mas ainda não suficiente. O envolvimento do
professor é essencial para o pleno desenvolvimento.